Conteúdo
Colunista: Wiliam Todt
Publicação: 03/06/2019 14h23

Há um tempo atrás não era comum vermos a presença de gestantes nas academias, apenas realizavam caminhadas ou atividades no meio líquido, como natação ou hidroginástica. Com o passar dos anos e embasamento científico as abordagens para este público tiveram boas alterações, já é unanimidade por indicação médica a prática orientada de atividade física para as futuras mamães.

Sim, em alguns casos podem haver restrições e isso deve ser respeitado pelos profissionais da saúde e principalmente, pela gestante. Os cuidados para a saúde do bebê também provém de uma alimentação equilibrada, a ingestão ideal dos nutrientes permite que o peso da gestante possa ser controlado e não venha a subir drasticamente na gestação e após o parto.

A pergunta é, o que fazer em relação aos exercícios físicos durante este período?

Entendo que para muitas é difícil encontrar disposição para se exercitar neste período, dessa forma não há necessidade de treinar todos os dias, de modo geral, três vezes na semana torna-se ideal para manter o nível de atividade muscular ativo, através de uma musculação adaptada é possível colher bons resultados pelo fortalecimento muscular, uma vez que a sobrecarga é maior em membros inferiores e coluna por conta do volume e peso no ventre da gestante.

O ideal é encontrar um profissional de educação física especialista, que priorize a segurança nos exercícios. Que realize as adaptações necessárias de movimento e saiba o que acontece com a gestante nesse período. 



Wiliam Todt - Coluna Preparação Física nos Esportes

Wiliam Todt é formado em Educação Física (CREF 016970-G/SC) e preparador físico da WT Energy Treinamentos. E-mail para contato wiliam_todt1909202130529541@1909202130528712hotmail.com.