Home Basquete FCB conclui 1ª Fase da Clínica de Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã

FCB conclui 1ª Fase da Clínica de Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã

Michel Milistetd é professor da Universidade de Santa Catarina (UFSC) e especialista em desenvolvimento de técnicos. Já Vitor Ciampolini é doutorando em Educação Física (UFSC) e pesquisador em desenvolvimento positivo; e André Luiz A. Soares, treinador e mestrando (UFSC).

por Redação
0

Na última sexta-feira e sábado (5 e 6 de abril), a Federação Catarinense de Basketball concluiu a segunda Clínica para Técnicos do Projeto Basquete para o Amanhã – 1ª Fase, em Chapecó, a capacitação obrigatória para treinadores e educadores que trabalham com a base da modalidade em Santa Catarina. A atividade contou com 40 profissionais das equipes da região Oeste, Meio-Oeste e Serrana sob o comando dos ministrantes Michel Milistetd e Vitor Ciampolini. A clínica para os técnicos das demais regiões catarinenses foi realizada nos dias 22 e 23 de março, em Florianópolis.

Michel Milistetd é professor da Universidade de Santa Catarina (UFSC) e especialista em desenvolvimento de técnicos. Já Vitor Ciampolini é doutorando em Educação Física (UFSC) e pesquisador em desenvolvimento positivo; e André Luiz A. Soares, treinador e mestrando (UFSC).

“A gente percebe no esporte que não é a prática pela prática, é uma atividade que desenvolve habilidades técnicas e táticas, mas também uma ferramenta para a educação dos jovens, então podemos utilizar o esporte para fomentar o desenvolvimento de competências, valores, habilidades sociais e que isso pode ser transferido para o dia-a-dia dos atletas e a vivência dele com os familiares, amigos e colegas”, falou Ciampolini.

O Basquete do Amanhã é realizado desde 2014 pela FCB que atende às modalidades sub-12, sub-13 e sub-15 com o objetivo de massificar o basquete entre meninos, meninas e adolescentes mais jovens do estado. O projeto é um dos grandes propulsores para o número de times participantes nos Campeonatos Estaduais que serão mais de 2 mil atletas, vindos de 130 times, em 2019 (42 times do sub-15 e 44 times do sub-12 e sub-13). A presença é obrigatória e exclusiva a todos os técnicos que atuam nestas categorias.

Todos os times das três categorias são contempladas pelo Basquete Para o Amanhã e para manter suas atividades, as equipes participantes recebem auxílio estrutural como tabelas, bolas, placares, e subsídio para despesas quando disputam competições estaduais. Além disso, a Federação promove cursos de capacitação como a que foi oferecido neste fim de semana. No segundo semestre será realizada a segunda fase da clínica.

Nesta temporada, a novidade é a junção das modalidades sub-12 e sub-13: os clubes são obrigados a atuar nas duas categorias. Com isso, os jogos serão realizados em rodadas duplas otimizando os investimentos com transporte e logística, além de aumentar o vínculo dos mais novos com o basquete.

Fotos: Joece Carabagiale / LOCAB