Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 27/10/2019 14h23
Atualização: 28/10/2019 18h38

Em uma decisão quente e com a presença de grande público, o Figueira se consagrou na manhã deste domingo (27) bicampeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Botuverá.

Depois de superar o Gabiroba por 2 a 1 no jogo de ida, a equipe alvinegra voltou a vencer o adversário pelo mesmo placar. Desta vez, no entanto, a festa foi em casa, onde o Figueira levantou mais uma taça diante muitos fogos e festa da torcida. O grande herói do jogo foi Walter. Artilheiro do campeonato, com 18 gols, ele anotou os dois gols do time na partida, ambos em cobrança de falta. “Dever cumprido. A gente se preparou, sabia que era difícil, mas já vínhamos focados para isso. O título só coroou o trabalho que a gente vem fazendo. Somos campeões invictos, com 100% de aproveitamento, artilheiro da competição e goleiro menos vazado”, celebrou.

O jogo
O jogo começou de forma eletrizante. Precisando vencer, o Gabiroba se lançou ao ataque e a rede não demorou a balançar para os dois lados. Em apenas sete minutos, a bola já tinha ido para as redes duas vezes. O Figueira abriu o placar, numa bola parada. Aos 4 minutos, o camisa 10 Walter cobrou falta do lado esquerdo. Ele tirou da barreira e bateu rasteiro, no cantinho, para fazer 1 a 0, Figueira.

Mas a resposta do Gabiroba não demorou. Aos 7, Silas bateu da entrada da área, o goleiro Josemar bateu roupa e, na sobra, Gabriel apareceu com oportunismo para deixar tudo igual.

Com o passar dos minutos, porém, os times diminuíram o ritmo. Gabiroba tentava imprimir velocidade, quase sempre buscando o camisa 10 Silas, mas tinha dificuldades na criação e abusava da ligação direta. Por sua vez, o Figueira também não assustava, com muita dificuldade no meio, entregando a bola com facilidade ao adversário. Umas das raras chances depois do começo agitado ocorreu aos 24 minutos. Gabriel dividiu com o goleiro alvinegro e quase marcou o gol da virada para Gabiroba. A resposta do Figueira veio aos 30, quando Tiago Gohr cobrou falta e Flávio desviou de cabeça com perigo. Mas foi só na primeira etapa.

Etapa final
No segundo tempo, a expectativa era de que Gabiroba se lançasse ao ataque, cedendo espaços para o Figueira. Mas o que se viu foi os donos da casa mais a vontade, controlando a partida, que ficou mais truncada, com faltas mais duras e alguns cartões amarelos. Neste cenário, o Figueira administrava a vantagem. O time encaixou a marcação e cedeu poucos espaços à equipe rival, que praticamente não incomodou a meta defendida por Josemar. Numa das principais chances da Gabiroba, Deivis saiu na cara do gol aos 15 minutos, mas pegou mal e mandou por cima. Mas, a partir disso, o Figueira passou a gostar do jogo. Aos 20, Paulo bateu falta no cantinho, mas o goleiro João Vitor voou para salvar. O arqueiro não teve a mesma sorte oito minutos depois, quando Walter foi para bola numa cobrança frontal, praticamente na linha da entrada da área. O jogador bateu forte, a bola desviou na barreira e entrou: 2 a 1 Figueira.

O gol desanimou de vez a equipe da Gabiroba, que ficou nervosa com a arbitragem e chegou a ter o jogador camisa 3, Maicon, expulso do banco de reservas. Aos 47, Tiago Gohr ainda teve a chance de fazer o terceiro do Figueira, mas João Vitor levou a melhor na dividida e evitou mais um gol adversário.

Ele só não conseguiu impedir a festa do Figueira, consolidada minutos depois com o apito final da arbitragem. O técnico do Gabiroba, Itama Costa, o Iti, lamentou o resultado. “Chegaram dois times bem montados, jogamos de igual. Mas temos coisas para se ajustar para ser campeão diante de uma grande equipe como o Figueira”.

Sobre a competição
O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Botuverá começou em 21 de julho e contou com a participação de 9 equipes. A grande final e cerimônia de premiação teve a presença do prefeito, Nene Colombi, e do vice, Alcir Merízio. O secretário de Esportes de Botuverá, Marciano Leoni, ao lado do diretor, Jeferson André Mariani, o Finha, também marcaram presença, junto com os chefes do executivos e vereadores que prestigiaram a competição. Eles comandaram a entrega dos troféus para as equipes e para os destaques do campeonato.

Prefeito e vice elogiaram a grande disputa, que contou com a presença maciça da torcida, numa competição que ocorreu sem grandes incidentes. “Foi uma competição muito bacana, que envolveu famílias, crianças. Só temos que parabenizar ao Figueira e a Gabiroba pela grande partida e nos preparar para ano que vem fazer mais um grande campeonato”, destaca Nene.


A partida entre Figueira e Gabiroba teve a cobertura completa em vídeo do Jornal EsporteSC. Você poderá acompanhar o VT completo da partida com todos os detalhes do título do Figueira no Facebook EsporteSC. O duelo também será repercutido na programação da TV Brusque, canal 21.




Sidney Silva

E-mail para contato redacao2009290544444098@2009290544443270esportesc.com.