Conteúdo
Repórter:
Publicação: 22/08/2016 15h01
Atualização: 28/08/2016 02h03

Há quatro anos o Guarani decidiu investir para formar uma equipe de tênis forte. Atualmente, em parceria com a Guabifios, os resultados estão aí para mostrar que o trabalho é muito bem feito. Com diversos atletas entre os melhores ranqueados do estado e até do Brasil, o Guarani/Guabifios já está entre os cinco melhores clubes de tênis de base em Santa Catarina, segundo a Federação Catarinense de Tênis.

Em julho de 2012, o clube contratou o treinador Amilton Silva, o Boca, que por 23 anos treinou a equipe da Sociedade Bandeirante, para comandar o projeto. “Ainda em 2012 só fizemos a escolinha, sem visar competições. No ano seguinte demos um passo adiante, formando a equipe para competir”, explica Boca. Atualmente, o Guarani/Guabifios tem mais de 70 tenistas em sua equipe. “Destes, 60 são jovens de até 15 anos, 20 participam das competições estaduais sendo que cinco deles ainda disputam algumas etapas do Brasileiro. Entre os adultos, temos cerca de dez que participam do estadual por categorias”, comenta o treinador.

Além de incontáveis títulos e medalhas conquistados nos estaduais, a equipe ostenta marcas muito importantes nos rankings do tênis. Bernardo Fuckner é o primeiro do Brasil na categoria até 9 anos. Mateus Buemo é líder estadual na categoria sub-12. No sub-16, Natália Tormena é primeira de Santa Catarina. Leonardo Januário é segundo na categoria até 10 anos. Entre os adultos, Victor Wilke é líder estadual da quarta classe e Matheus Montebeller é o segundo melhor da quinta classe.

Boca destaca que o grande objetivo do Guarani/Guabifios é formar tenistas. “Por enquanto, só visamos o campeonato estadual. Por conta do lado financeiro e do fato de viagens longas atrapalharem o estudo das crianças não focamos nas competições nacionais. Esse é um projeto para depois que os atletas estiverem mais velhos. Atualmente, alguns de nossos jogadores participam de etapas do Brasileiro, mas normalmente apenas as que acontecem aqui perto”.

Entre os atletas que disputam etapas do nacional, destacam-se Bernardo Fuckner e Mateus Buemo. No sub-9, Fuckner já conquistou etapas da competição nacional. Na categoria sub-12, Buemo já esteve entre os melhores do Brasil em algumas etapas. Na última semana de julho, Mateus Buemo foi um dos três integrantes da equipe catarinense na Copa das Federações, disputada em Uberlândia (MG). O jogador ajudou Santa Catarina a sair com a medalha de bronze na competição.

Calendário do clube

Em 2 de setembro, o Clube Guarani e a Sociedade Bandeirante recebem o estadual de tênis para jovens de até 18 anos. São esperados cerca de 300 atletas no torneio. “O clube terá número recorde de representantes. Entre os meninos serão dois na categoria sub-16, dois na sub-12 e três na categoria sub-10. Ainda teremos uma representante na categoria sub-16 e mais nove na sub-9. Este será o último grande evento da categoria. Depois só acontece o Master, para os melhores do ano”, ressalta Boca. Entre os dias 16 e 18 de setembro será realizado o Brasileiro Infanto-Juvenil em Brusque, para atletas de 8 a 18 anos, do qual o Guarani/Guabifios também participará.

De 9 a 11 de setembro acontece o estadual de classes, também o último evento da categoria, tendo apenas o Master posteriormente, com oito melhores de cada categoria.