Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 15/10/2020 16h50

Vagner Hoefelmann, Chugui, tem 34 anos e é casado com Poliana de Lima Pollheim Hoefelmann. Assim como Zé Carlos, une esporte e educação entre suas paixões. O guabirubense começou a lecionar quanto ainda estudava educação física como ACT. Logo depois de formado prestou concurso e foi efetivado em 2010 na prefeitura de Guabiruba. Até hoje, leciona no bairro Lageado Baixo, na escola Osvaldo Ludovico Fuckner.

LEIA TAMBÉM
>> José Carlos Torresani une a paixão pela educação e o esporte

Ele conta que, desde criança, sempre esteve envolvido com esporte. O curso de educação física em Brusque abriu no mesmo ano em que me formei no Ensino Médio, daí não tive dúvidas de que seria esse o caminho que queria seguir”, destaca. “Sempre gostei de praticar diversos esportes, quando estudava, estava envolvido em treinos e campeonatos e isso continua até hoje, participei de Jogos Escolares, jogos municipais, Comunitários e Jogos Abertos de Santa Catarina”, recorda.

Por falar nessas competições, o professor guabirubense é um legítimo colecionador de medalhas. Conforme destaca a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Marcia Hochsprung Watanabe, ele é o maior campeão dos Jogos Escolares e também dos Jogos Comunitários. “Nossa escola tem um excelente retrospecto. Nossos alunos participam em grande número, outro fator que é um diferencial é o apoio que sempre tive dos três diretores com quem já trabalhei, tanto Jailson Pollheim e Alfred Nagel Neto, como o atual diretor, Cristiano Pollheim, são atletas, e sempre nos apoiaram incondicionalmente em tudo que se fez necessário”, diz Chugui.

Professor, técnico e também atleta. Nos Jogos Comunitários, Chugui participa há 18 anos e também coleciona medalhas. São mais de 30 de ouro, em diversas modalidades. “Tudo isso só foi possível porque sempre joguei ao lado de excelentes atletas de nosso bairro, que não medem esforços para treinar e competir, conto também com apoio total dos dirigentes Valmir Paz (Canti) e o Joás Polheim”, agradece. “Hoje, nosso bairro trabalha em conjunto com a escola nos Jogos Comunitários. Esse ano, por exemplo, fomos campeões no basquete, com nosso time formado quase que exclusivamente com alunos e ex-alunos de nossa escola. Temos uma ideia de renovação e junção com a escola. Uma geração de atletas novos e muito talentosos com vários anos de conquistas pela frente”, destaca.

Para o guabirubense multicampeão Chugui, que ainda dedica uma parte do seu tempo a música, o esporte é fundamental na educação e na vida. “Além dos benefícios que traz para a saúde, o esporte ajuda nas relações e interações sociais, na disciplina, seguir certas regras que podem ser transpostas para nosso convívio social”, destaca.

Amante do esporte e ciente da sua importância na sociedade, Chugui faz treinamentos esportivos nas mais diversas modalidades no Lageado Baixo. “Temos bastante apoio da comunidade, da prefeitura, de nossa escola e da sociedade Tarumã”, ressalta. Mas se engana quem pensa que o seu envolvimento fica restrito apenas a esporte e educação. “Outro projeto social que realizamos envolve o clube de motociclistas Capivaras Confort, e grande parte de nossa comunidade: é a construção de telhados para pessoas carentes ou que tiveram algum problema inesperado em suas casas. Fizemos telhados em forma de mutirão em diversas casas e até mesmo em nosso hospital municipal em conjunto com a prefeitura”, destaca o polivalente professor.

Foto: Jailson Pollheim



Redação

E-mail para contato contato2010291727464333@2010291727463505esportesc.com.