Conteúdo
Repórter: Wilson Schmidt Jr.
Publicação: 08/11/2018 15h09
Atualização: 16h07

Está chegando a hora de Santa Catarina conhecer o seu melhor time de basquete masculino adulto. É o Campeonato Estadual, organizado pela Federação Catarinense de Basketball (FCB), que entre a sexta-feira (9) e o sábado (10) chega ao tão aguardado final four, espécie de quadrangular final que reúne Joinville, Joinville Blackstar, Brusque e Apab Blumenau. As quatro partidas decisivas ocorrem no Ginásio Embraco, em Joinville, no Norte Catarinense.


Na sexta, a partir das 19h, o primeiro finalista sai do confronto do Brusque Basquete diante da Apab Blumenau. Duelo cheio de história, já que as últimas cinco finais catarinenses foram disputadas entre os rivais do Médio Vale do Itajaí. Para o técnico Serjão, que recentemente adiou a sua aposentadoria e voltou para o comando técnico de Blumenau, a expectativa é de um basquete de alto nível, principalmente dado o retrospecto recente de ambas as agremiações. Do seu lado, foram 12 vitórias em 12 jogos da fase regular do torneio.

“Estamos numa preparação muito forte, principalmente por conta da mudança no comando há cerca de um mês e meio. Já nesse retorno conseguimos o bicampeonato Sul Brasileiro, somos a melhor campanha do estadual, melhor ataque, melhor defesa, mas são quatro adversários duros, ainda mais que é fora da nossa casa. Temos equipe de NBB e uma semifinal muito difícil contra o Brusque. Não tem favoritismo. Agora é matar ou morrer e estamos indo com esse espírito pra lá”, comenta o professor.

O Brusque Basquete, oponente osso duro de roer, contabiliza uma campanha um pouco menos eficiente, com 12 jogos e nove vitórias na primeira fase. Atuação que garantiu o segundo lugar na chave B e a classificação para o final four. Para o técnico Alexandre Rocha, o Bicudo, a equipe tem totais condições de buscar a vitória contra os blumenauenses.

“A equipe está muito focada. No Sul Brasileiro, estávamos com o time reduzido e perdemos no detalhe para Blumenau. Acho que temos tudo para fazer uma grande semifinal, procurando de todo o jeito a vitória. São 40 minutos para os atletas darem tudo de si e chegarmos à final, que é nosso objetivo”, avalia.

Duelo joinvilense
Na segunda semifinal da noite, a promessa é de ótimo público, sobretudo pelo ingrediente principal da disputa: duas equipes joinvilenses em quadra. De um lado a experiência do Joinville, equipe de NBB, que esbanja técnica e também está invicta no estadual. Do outro, o novato Blackstar Basquete, que surpreendeu ao vencer oito dos 12 duelos na etapa inicial do estadual.

Pelos lados do Joinville, a expectativa para o duelo está alta, mesmo com o plantel prejudicado por lesões de atletas como Jerônimo e Thiago Matias. O fato de o time não precisar viajar também auxilia, já que paralelo ao Estadual ocorrem as disputas do Novo Basquete Brasil.

“A gente acredita que tem condições de passar pela semifinal e ficar com o título. Não temos muito tempo para tentar se preparar separadamente para o estadual em razão dos jogos do NBB. É uma situação bem pesada, que acaba atrapalhando, mas vamos tentar contornar da melhor maneira possível e tentar fazer um jogo legal”, ressalta o técnico Daniel Lazier, o Coxinha, como carinhosamente é chamado o profissional.

Já no Blackstar Basquete, o clima é de satisfação por ter alcançado a meta imposta no início de 2018. O objetivo era de chegar às finais da competição junto com equipes expressivas no cenário catarinense. “Ao mesmo tempo, temos uma expectativa de fazer ainda melhor. Quem sabe a gente não possa surpreender alguma destas equipes? Temos uma semifinal muito dura contra o Basquete Joinville. Jogar contra eles não é simples, por isso criamos uma tática de jogo e estudamos muito bem a equipe adversária. Temos a intenção de surpreendê-los”, comenta Richard Ewald, coordenador da agremiação azul e amarelo.

Jogos do Final Four

Sexta-feira (9)

19h - Brusque Basquete x APAB Blumenau
21h - Joinville Blackstar x Joinville

Sábado (10)

14h - Perdedor da semifinal 1 x Perdedor da semifinal 2 (disputa de terceiro lugar)
16h - Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2 (final)



Wilson Schmidt Jr.

E-mail para contato EsporteSC.com2007021257411005@2007021257419225gmail.com.