Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 01/06/2019 20h29
Atualização: 21h41

Em noite de muita festa e descontração a entrega da premiação dos Jogos Abertos Comunitários de Guabiruba simbolizou bem o que foi o primeiro dia da 6ª Festa da Integração. Diante muita euforia, representantes e atletas levantaram o troféu da principal competição esportiva do município num clima de muita harmonia e descontração no Pavilhão São Cristóvão, no bairro Aymoré.

O evento contou com a participação dos líderes comunitários dos sete bairros participantes, além de lideranças políticas como o prefeito Matias Kohler, o vice, Valmir Zirke, a presidente da Câmara de Vereadores, Rosita Kohler, além do vereador Cristiano Kormann e outros representantes do poder legislativo guabirubense.

Todos entregaram os troféus aos vencedores de cada uma das modalidades dos jogos, destaque para o karatê, que foi incluso pela primeira vez. No momento mais esperado, o Imigrante levantou e comemorou, mais uma vez com uma grande festa, o título de bicampeão. “Só tenho a agradecer ao apoio de todos os atletas e as pessoas que ajudaram para que conquistássemos esse bicampeonato. Vocês, mais uma vez, fizeram a diferença”, disse, sob aplausos, o líder da comunidade, Márcio Pereira.

Sobre a cerimônia
Pela primeira vez, a cerimônia de premiação dos Jogos Comunitários foi realizada dentro da Festa da Integração. Segundo o prefeito, Matias Kohler, foi uma forma encontrada pela administração de valorizar os atletas, integrando a premiação a principal festa do município. “A nossa ideia foi a de valorizar o empenho dos líderes e da comunidade e, ao mesmo tempo, mostrar que Guabiruba é isso, é esporte, mas também é muitas outras coisas simbolizadas aqui na Festa da Integração”.

Para Valmir Zirke, vice-prefeito, a iniciativa teve apoio dos líderes e foi bem aceita na medida em que o público prestigiou em bom número. “Ficamos felizes de valorizar o esporte de Guabiruba e promover esse momento. Sabemos a importância do esporte e cabe ao poder público estimular isso”, ressalta.

Representando o poder Legislativo, a presidente da Câmara, Rosita Kohler, parabenizou a todos os atletas e participantes, ressaltando a parceria com a Câmara. “Temos que incentivar e fomentar todas as iniciativas que fazem bem para a nossa comunidade”, ressalta.

Por fim, a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Marcia Hochsprung Watanabe, comemorou mais um ano em que a competição ocorreu sem maiores incidentes, parabenizando a comunidade Imigrante que, mesmo pequena, mostrou união e força para, mais uma vez, levantar a taça. “Só tenho que parabenizar eles, não é grupo muito grande, mas muito unido que pegou junto esse ano e mais uma vez conseguiu”, ressalta.

Marcia também tratou de tranquilizar os participantes dos jogos sobre a possibilidade de a competição ser disputada a cada dois anos, conforme propôs na última semana o vereador do município, Vilmar Gums. “Foi cogitado que esse evento fosse realizado a cada dois anos, mas a Prefeitura só organiza, quem decide e faz os Jogos Comunitários acontecerem são os líderes comunitários, e eles entendem que deve continuar como esta. Acho que a edição desse ano já mostrou que o pessoal é unido e gosta de participar, e há modalidades que só são oferecidas durante os Jogos Comunitários. Entendemos que realizar a competição a cada dois anos gera um desestímulo aos participantes”, observa.

Anteriormente, em sua fala, o prefeito Matias Kohler, e o vice, Valmir Zirke, já haviam garantido que a competição não sofrerá alterações. Com o fim da celebração dos Comunitários, prefeito e vice ainda aproveitaram para convidar a comunidade para curtirem o segundo dia de festa, com várias atrações especiais neste domingo (2). Destaque para o Desfile Cívico, que será realizado a partir das 9h, a escolha da realeza da próxima edição da festa, às 17h30, no Pavilhão São Cristóvão, e o show com a orquestra Camerata & Dazaranha, com início previsto para as 19h30.



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2006051545478195@2006051545477367esportesc.com.