Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 15/05/2016 16h26

Depois de mais de 70 dias de disputas intensas, acabou neste domingo (15) mais uma edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba. As últimas provas disputadas pela competição foram o atletismo e o cabo de guerra, novamente decisivo na classificação geral. No atletismo, tanto no masculino quanto no feminino, não houveram surpresas com o título dos favoritos Aymoré e Lageado Baixo, respectivamente. Já no cabo de guerra, todavia, as comunidades consideradas zebras, Lageado Alto e Lageado Baixo, desbancaram os favoritos e fizeram a festa na competição.

GALERIA
> Confira as principais imagens do atletismo e do cabo de guerra

Atletismo sem surpresas
A prova de atletismo reservou emoções à parte pela manhã. No masculino, Lageado Baixo largou na frente, com o primeiro de cinco atletas que deveriam correr o revezamento. Cada um tinha como desafio percorrer mil metros. Na primeira cruzada chegaram: Lageado Baixo, Aymoré e São Pedro, que logo na sequência ficou fora da disputa em razão de cãibras do segundo competidor da comunidade. No meio da prova, Aymoré ultrapassou Lageado Baixo e confirmou o favoritismo, com vitória com folga até o fim. A comunidade encerrou com o tempo de 17min45s, enquanto os adversários fizeram 18min18s. O terceiro lugar ficou com o Imigrante, com 19min01s.

Se o Aymoré venceu com certa tranquilidade no masculino, no feminino Lageado Baixo venceu de ponta a ponta. Uma vitória incontestável, com o tempo de 14min06s. O segundo lugar ficou com o São Pedro 15min18s , já o terceiro foi Guabiriba Sul, 15min52. Nesta disputa, o Aymoré acabou desclassificado em razão de um erro na troca de bastão, pego antes da linha demarcada pelo repasse.

Zebras aprontam no Cabo de Guerra
Como não poderia deixar de ser, o cabo de guerra novamente marcou história nos Jogos Comunitários de Guabiruba. Se no ano passado definiu o campeão da competição, desta vez foi responsável por definir o vice e por ser caracterizar como a disputa em que houve as principais surpresas. De fato a emoção ficou para o fim. Isso porquê os favoritos Imigrante, e sobretudo Aymoré, foram superados pelos azarões Lageado Alto e Baixo. O que era para ser a disputa do título acabou virando decisão de terceiro lugar.  

No fim, quem fez a festa foi o Lageado Alto, que venceu o bairro vizinho e chegou ao título inédito da disputa. Desde que os Jogos Abertos foram criados, somente em uma oportunidade o Aymoré não havia sido campeão até então. Para Cassiano Polhein, representante da equipe do Lageado Alto, a união foi o grande diferencial para a comunidade desbancar os favoritos. “A gente se organizou e todos vieram aqui e fizeram a sua parte. Vencemos ainda um clássico na final, o que tem um gostinho melhor. Ano que vem viremos ainda mais fortes”, projeta.

Para o secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Luiz  Schlindwein Filho, o Kareka, o título de Lageado Alto deu ainda mais charme e emoção ao fim da disputa. “Todo ano essa prova define. E hoje não foi diferente, já que ainda não conhecíamos o vice-campeão geral. Os dois finalistas surpreenderam a todos, eliminaram os favoritos e o título de Lageado Alto deu um fim especial à disputa”, comenta.

Com o fim de todas das modalidades do Jogos Comunitários, o campeão Lageado Baixo encerrou na primeira colocação com 247 pontos. O Aymoré, com apenas um ponto a mais que o Imigrante, ficou na segunda posição, com 178. Logo atrás veio Guabiruba Sul, com 168; São Pedro, com 157; Centro, com 100; e Lageado Alto, com 72.

Classificação geral – Final
1º Lageado Baixo – 247
2º Aymoré – 178
3º Imigrante – 177
4º Guabiruba Sul - 168
5º São Pedro - 157
6º Centro – 100
7º Lageado Alto – 72

Atletismo masculino (revezamento mil metros – 5 atletas)
1º Aymoré – 17min45s
2º Lageado Baixo – 18min18s
3º Imigrante – 19min01s

Atletismo feminino (revezamento mil metros – 3 atletas)
1º Lageado Baixo – 14min06s
2º São Pedro – 15min18s
3º Guabiruba Sul – 15min52s

Cabo de Guerra
1º Lageado Alto
2º Lageado Baixo
3º Imigrante

São Pedro 0x2 Imigrante
Lageado Alto WxO Centro
Aymoré 2x0 Guabiruba Sul
Imigrante 1x2 Lageado Baixo
Lageado Alto 2x0 Aymoré
Aymoré 0x2 Imigrante (Decisão 3º e 4º lugar)
Lageado Alto 2x0 Lageado Baixo (Final)



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2008031220107538@2008031220106710esportesc.com.