Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 21/09/2019 12h28

Um dos maiores clássicos catarinense vai decidir a Copa Brasil Sul de Basquete Adulto Masculino. A partir das 16h30 deste sábado (21), Unisociesc/Joinville e Apab/Blumenau fazem a grande decisão da competição em Brusque. Com a vaga na final, os dois times garantiram ainda presença no Campeonato Brasileiro de 2020, competição que dá acesso ao NBB.

A disputa nacional também terá a presença do Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania, que mesmo não chegando na final da Copa Brasil Sul tem vaga garantida no Brasileiro, por já ter participado da competição esse ano. Na ocasião, os brusquenses surpreenderam e acabaram com a quarta colocação.

Os finalistas
Unisociesc/Joinville 81x52 Londrina/Unicesumar

Joinville e Blumenau garantiram vaga na decisão após dois grandes triunfos na noite de sexta-feira (20), em jogos realizados nas quadras do ginásio do Colégio Cônsul Carlos Renaux, que, com as novas tabelas doadas pela Federação Catarinense de Basketball (FCB), pela primeira vez recebeu uma competição oficial desse porte.

No primeiro jogo da noite, a equipe do Londrina/Unicesumar bem que segurou a Unisociesc/Joinville até o fim do terceiro período. Os joinvilenses sempre estiveram à frente do placar, mas em nenhum momento haviam conseguido abrir uma vantagem maior que 6 pontos. Faltando 1min30s para o fim do penúltimo quarto, o time vencia por 49 a 44, mas, numa grande sequência, a equipe anulou o adversário e aumentou a vantagem para 13 pontos ainda antes do fim do terceiro período: 57 a 44.

Com a diferença no placar, Londrina acusou o golpe e fez o seu pior quarto na partida, no momento derradeiro do jogo. Joinville aproveitou e ampliou ainda mais o placar. Foram 24 a 8 no último quarto, e 81 a 52 no placar final.

Apab/Blumenau 81x59 Campo Mourão
Após a vitória na estreia contra o Brusque Basquete, a Apab/Blumenau também só precisava de uma vitória simples contra Campo Mourão para garantir vaga na final. Mas a equipe blumenauense encontrou um adversário duro, que dificultou as ações do time catarinense. Assim como no duelo anterior, entre Joinville e Londrina, pelo grupo B, o confronto começou equilibrado nos dois primeiros quartos, e mudou totalmente nos dois últimos.

Faltando 1 minuto para o intervalo, Blumenau vencia por 34 a 28, mas em três erros consecutivos do ataque de Campo Mourão, o time aproveitou os contragolpes e aumentou a diferença para 12 pontos ao fim do segundo período: 40 a 28, a maior diferença até então. Nos dois últimos quartos, a equipe administrou o placar e consolidou o triunfo, ampliando ainda mais o placar, finalizado em 81 a 59.

Prévia da decisão
Antes da grande decisão, entre Joinville e Blumenau, o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania entra em quadra neste sábado, às 15h, diante do Campo Mourão, para continuação do duelo da segunda rodada, paralisado na quinta-feira (19), aos 6min45 do primeiro período, em virtude de umidade na Arena Brusque. Esse foi o motivo que fez com que as partidas fossem transferidas para o ginásio do Colégio Cônsul. 

Como Brusque Basquete e Campo Mourão perderam o duelo para Blumenau, o vencedor brigará pelo terceiro lugar da competição. Em caso de triunfo brusquense, o time torce para Blumenau se sagrar campeão para ficar com o bronze. Caso dê Joinville campeão, o terceiro lugar fica com Londrina.

Vitória de Campo Mourão contra Brusque, no entanto, faz com que o campeonato tenha mais uma partida, entre essa última equipe e Londrina, segunda colocado do grupo B. O jogo será realizado no Paraná, em data e local ainda a ser definido.

A Copa Brasil Sul de Basquete Adulto é promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com patrocínio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e Trimania e apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes.

Grupo A
Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania
Apab/Blumenau
Campo Mourão (PR)



Grupo B
ADRM Maringá (PR)
Londrina/Unicesumar (PR)
Unisociesc/Trimania (Joinville)



Programação de jogos
Quarta-feira (18/9) – Arena Brusque 
19h - Unisociesc/Trimania/Joinville 66x59 ADRM/Maringá
20h45 - Apab Blumenau 76x63 Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania

Quinta-feira (19/9) – Arena Brusque
19h - ADRM Maringá 70x73 Londrina/Unicesumar
*20h45 - Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania 8x0 Campo Mourão

*Partida foi paralisada aos 6min45 do primeiro período em razão de umidade na quadra da Arena Brusque. Jogo será continuado nesse sábado (21), às 15h.

Sexta-feira (20/9) – Ginásio de Esportes do Colégio Cônsul
19h – Londrina/Unicesumar 52x81 Unisociesc/Trimania
20h45 - Apab/Blumenau 81x59 Campo Mourão


Sábado (21/9) -  Ginásio de Esportes do Colégio Cônsul
15h – Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania x Campo Mourão

Decisão
16h30 – Apab/Blumenau (1º chave A) x Unisociesc/Joinville (1º chave B)



Sidney Silva

E-mail para contato redacao1912120902373055@1912120902372226esportesc.com.