Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 21/09/2019 22h04
Atualização: 22h53

O clássico catarinense entre Apab/Blumenau e Unisociesc/Joinville definiu o grande campeão da Copa Brasil Sul de Basquete Adulto Masculino. A competição começou na quarta-feira (18) e encerrou neste sábado (21), em Brusque, com o título da equipe joinvilense. Numa final pra lá de eletrizante, o time do Norte do Estado venceu a equipe do Vale por 74 a 69 (37 a 41 no intervalo).

Em um jogo cheio de reviravoltas, em que nenhuma das equipes conseguiu abrir grande diferença ao longo da partida, Joinville levou o melhor no último quarto (12 a 6), para virar a partida a 57 segundos do fim (70 a 69) e confirmar o título pouco depois, em linda enfiada de bola de Vezaro que terminou na conclusão de Maxwell. “Acho que a equipe foi muito forte e consistente em três partidas contra equipes de bom nível técnico de Paraná e Santa Catarina. O jogo de hoje remonta uma rivalidade eterna entre o Basquete Blumenau e o Basquete Joinville, muito bem representado na quadra, em um jogo limpo e muito bem disputado”, celebrou o técnico campeão, Kelvin Soares.

Brusque Basquete fica em quarto
Outro representante catarinense na disputa, o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania acabou com a quarta colocação. A equipe se despediu da competição neste sábado com triunfo por 60 a 55, na prorrogação, diante de Campo Mourão.

SC terá quatro times no Brasileiro
Finalistas, Joinville e Blumenau garantiram as duas vagas em disputa para o Campeonato Brasileiro de 2020, competição que também terá o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania e Blackstar Joinville, equipes que já participaram da edição desse ano. O fato foi celebrado pelo vice-presidente da Federação Catarinense de Basketball, Sérgio Carneiro, o Serjão, que realizou a entrega da premiação às equipes. “Tivemos uma partida de altíssimo nível, decidida na última bola, num jogo em que qualquer uma das duas equipes poderia ser campeã. Mas o mais importante é o fato de conseguirmos as duas vagas que estavam em disputa para o Campeonato Brasileiro. Com certeza é um orgulho para todos nós, catarinenses, ver o nosso basquete chegar nesse nível, com quatro equipes garantidas numa competição nacional”.

Sobre a competição
A Copa Brasil Sul de Basquete Adulto foi promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com patrocínio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e Trimania, e apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes. Os jogos foram realizados na Arena Brusque e no ginásio de esportes do Colégio Cônsul Carlos Renaux, também em Brusque.

A competição contou com seis equipes. No grupo A estiveram o anfitrião, Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania, além da Apab/Blumenau e Campo Mourão (PR). Já o B foi formado por Joinville, Londrina/Unicesumar (PR) e ADRM Maringá (PR). O destaque da competição foi Jorge Iglesias, da Apab. Já o cestinha foi Bruno Lazzaris, também da Apab.

Grupo A
Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania
Apab/Blumenau
Campo Mourão (PR)



Grupo B
ADRM Maringá (PR)
Londrina/Unicesumar (PR)
Unisociesc/Trimania (Joinville)



Resultados
1ª rodada (18/9) 

19h - Unisociesc/Trimania/Joinville 66x59 ADRM/Maringá
20h45 - Apab Blumenau 76x63 Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania

2ª rodada (19/9)
19h - ADRM Maringá 70x73 Londrina/Unicesumar
*20h45 - Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania 8x0 Campo Mourão

*Partida foi paralisada aos 6min45 do primeiro período em razão de umidade na quadra da Arena Brusque. Jogo foi finalizado no sábado (21), no Colégio Cônsul Carlos Renaux.

3ª rodada (20/9)
19h – Londrina/Unicesumar 52x81 Unisociesc/Trimania
20h45 - Apab/Blumenau 81x59 Campo Mourão


*Continuação 2º rodada (21/9)
15h – Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania 60x55 Campo Mourão

Decisão
16h30 – Apab/Blumenau (1º chave A) 69x74 Unisociesc/Joinville (1º chave B)

Classificação final
1º Unisociesc/Joinville
2º Apab/Blumenau
3º Londrina/Unicesumar
4º Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania
5º ADRM Maringá
6º Campo Mourão

Fotos: Sidney Silva/EsporteSC



Sidney Silva

E-mail para contato redacao1912121026504003@1912121026503175esportesc.com.