Conteúdo
Repórter:
Publicação: 05/05/2016 15h51
Atualização: 06/05/2016 13h45

 Agora não é mais virtual, é oficial, é matemático. Lageado Baixo é o grande campeão geral da 19ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba. Depois de mais de dois meses de competição, mas ainda faltando 10 dias para o final do evento, o bairro garantiu o quarto caneco dos Jogos em sua estante. Liderando de ponta a ponta, com mais que o dobro de troféus que o segundo maior vencedor neste ano, Lageado Baixo é o campeão indiscutível desta edição.

Com a conquista do título geral nesta temporada, Lageado Baixo chega a quatro canecos, consolidando-se como terceiro maior vencedor dos Jogos Comunitários. São Pedro, com nove títulos e Aymoré, cinco, ainda seguem a frente de Lageado Baixo. A equipe do Centro tem um título em seu currículo.

Lageado Baixo tem 205 pontos nos Jogos. O vice-líder, Guabiruba Sul, aparece 55 tentos atrás. Em decorrência dos pontos já garantidos pelo líder com classificação à final no dominó feminino, somado a disputa do terceiro lugar no dominó masculino, não existe mais a possibilidade matemática para outro bairro conquistar este título. Mesmo se perder tudo o que disputar daqui pra frente, o caneco fica para o Lageado Baixo.

Essa edição dos Jogos Comunitários distribuirá, ao todo, 42 taças. Apenas 7 ainda estão em disputa, 35 delas já foram entregues aos respectivos campões. Lageado Baixo, que ainda briga forte em outras frentes, já acumula 13 conquistas neste ano. O segundo maior no quesito, Imigrante, tem apenas 6. Guabiruba Sul, 5, São Pedro, 4, Aymoré, 3, mais Centro e Lageado Alto com 2 cada completam a lista.

O que garantiu o título geral foi o alto desempenho em múltiplas modalidades

O coordenador de Lageado Baixo, Valmir Paz, conhecido como Kanti, conta qual foi sua estratégia ao assumir o comando do bairro nos Jogos Comunitários. “Nós decidimos investir em modalidades nas quais nem costumávamos pontuar. O objetivo era fazer mais pontos em tudo o que é modalidade possível, é assim que se ganha os Jogos. O que aconteceu foi que nesta edição acabamos sendo campões em esportes que não estávamos acostumados nem a pontuar. Além disso, continuamos ganhando nas frentes em que somos tradicionais e isso nos garantiu o título geral”.

Kanti participa da organização da equipe de Lageado Baixo há cerca de uma década e assumiu a coordenação há dois anos. Antes da primeira participação de Kanti na organização do bairro, o hoje tetracampeão Lageado Baixo, nunca havia conquistado o título geral dos Jogos Comunitários. Além de coordenador, Valmir Paz também joga futebol de campo (nesta temporada, na categoria a partir de 40 anos) e disputa de competições de tiro e estilingue.

A equipe de Lageado Baixo garantiu o título em duas categorias de futebol, mais duas de futsal nesta edição. “Antigamente nós vencíamos os torneios de vôlei todos e não ganhávamos nada no futebol”, ressalta Kanti. O bairro aumentou absurdamente o aproveitamento no futebol e manteve no voleibol. Nesta edição, já são cinco troféus erguidos nesta modalidade. Se vencer o vôlei de quadra masculino, Lageado Baixo fará 100% de aproveitamento neste esporte.

O coordenador conta que está sendo preparada uma festa para comemorar o título dos Jogos. “Quero agradecer muito aos atletas, sem eles nada disso seria possível. Agora vamos continuar trabalhando para voltar a brigar pelo título geral no ano que vem”, diz Kanti.

A sequência dos Jogos Comunitários

Nesta quinta-feira (5), às 19h30, na cancha do Clube Esportivo 10 de Junho, Centro, acontece a final da bocha masculina, entre Aymoré e São Pedro. Na cancha do Sindicato dos Metalúrgicos, no mesmo horário, Guabiruba Sul e Imigrante disputam o terceiro lugar.

Também no Clube Esportivo 10 de Junho ocorrem as finais do dominó masculino e feminino, na próxima segunda-feira (9), às 19h30. Aymoré e Lageado Baixo jogam pelo título no feminino enquanto Lageado Alto e Guabiruba Sul disputam o terceiro lugar.

Entre os homens, a final será entre Aymoré e Lageado Alto. Já a disputa de terceiro lugar coloca frente a frente Imigrante e Lageado Baixo.

Confira a classificação completa dos Jogos Comunitários de Guabiruba 

1º Lageado Baixo - 205 pontos
2º Guabiruba Sul - 150
3º Imigrante - 147
4º São Pedro - 139
5º Aymoré - 130
6º Centro - 96
7º Lageado Alto - 49

Veja a lista completa de troféus erguidos por Lageado Baixo na 19ª edição dos Jogos até aqui

Xadrez feminino
Tiro pressão livre
Vôlei de quadra feminino
Vôlei de areia em duplas masculino
Vôlei de areia em duplas feminino
Vôlei de areia 4x4 masculino
Vôlei de areia 4x4 feminino
Karatê feminino
Futsal livre masculino
Futsal sub-14 masculino
Futebol suíço sub-16 masculino
Futebol suíço master masculino
Basquete masculino