Home Sem Categoria Lançamento do Catarinense 2020 será na próxima segunda (20)

Lançamento do Catarinense 2020 será na próxima segunda (20)

Com suas características especiais, entre elas a imprevisibilidade do seu vencedor, o Catarinense Série A 2020 reúne forças regionais que o transformam numa competição de alta qualificação técnica.

por Redação
0

Um dos mais tradicionais e importantes campeonatos estaduais no futebol brasileiro terá a sua largada fora de campo na próxima segunda-feira (20), às 19h30, na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. Presidentes e dirigentes dos 10 clubes participantes, da Federação Catarinense de Futebol e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina vão apresentar detalhes da competição, que se inicia no dia 22, quarta-feira.

Com suas características especiais, entre elas a imprevisibilidade do seu vencedor, o Catarinense Série A 2020 reúne forças regionais que o transformam numa competição de alta qualificação técnica.

No apoio comercial a competição terá uma novidade: a presença da tradicional empresa Casas da Água, como patrocinadora máster do evento. Líder no ramo de materiais de construção e eletrodomésticos, as Casas da Água é um importante reforço para consolidar o nosso Estadual junto à população catarinense. Outra marca que já garantiu presença entre os patrocinadores é a Bebidas Fruki, que pelo segundo ano consecutivo será parceira do Estadual. 

Transmissão

Tendo como emissoras oficiais de transmissão de seus jogos, a NSC TV e o futebolcatarinense.tv (antigo FCPLAY.TV), o Estadual deste ano vai inovar nacionalmente, com a sua própria plataforma de palpites, aprovada pelos clubes e autorizada pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), do Ministério da Economia. Será uma plataforma de entretenimento e lazer, e o acesso é gratuito. Todos podem participar e fazer o palpite dos jogos do seu time do coração. O sistema já está à disposição dos interessados no endereço www.palpitao.com.br. 

Nova fórmula

Com uma nova fórmula de disputa, o Catarinense Série A 2020 terá quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na primeira fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas, os oito primeiros colocados estarão classificados para a segunda Fase (Quartas de Finais). O primeiro colocado enfrentará o oitavo, o segundo encara o sétimo, o terceiro colocado pega o sexto, e o quarto enfrenta a quinta melhor equipe classificada.

A partir da segunda fase as equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, os populares e emocionantes mata-matas, até a definição do campeão. Nas fases de confronto eliminatório, os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.

Rebaixamento

Com a nova fórmula de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que, após a primeira fase ficarem na nona e décima posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada.

No mata-mata do rebaixamento, o time que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols, a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.

Com o novo formato, será alterado também número de clubes participantes na Série A do Campeonato Catarinense. A partir de 2021 a competição contará com 12 equipes na disputa, sendo que três clubes ascenderão do Catarinense Série B de 2020. A partir do Campeonato Catarinense de 2022, o acesso e descenso passa a ser novamente de duas equipes entre as Séries A e B.

Coletiva

Após a apresentação técnica da competição, os dirigentes estarão à disposição da imprensa esportiva em uma coletiva, quando apresentarão as metas e suas expectativas para a competição.