Conteúdo
Colunista: Ana Flávia Kühn
Publicação: 18/03/2020 19h35

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus COVID-19 foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China e se espalhou de forma alarmante pelo mundo. O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. 

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, sendo os principais conhecidos até o momento febre, tosse e dificuldade para respirar. Como medida de prevenção os hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para manter uma boa imunidade. Abaixo alguns nutraceuticos que aumentam a resposta imune, protegendo o organismo contra infecções como o coronavírus:

- Vitaminas D e A, nutrientes fundamentais para o intestino, que é a barreira contra infecções (vegetais de cor alaranjada, como abóbora, mamão, caqui, cenoura e manga. Ovos, sardinha, atum e carne vermelha)

- Prebióticos, que servem de alimentos para as boas bactérias intestinais (aveia, banana verde, fibras alimentares, batata yacon)

- Probióticos (alimentos fermentados como o kefir e o kombucha, iogurte, coalhada, queijo cottage e ervilha fresca)

- Zinco (feijão, castanha, semente de abóbora, linhaça, gergelim, semente de girassol, folhas verdes escuras, alimentos integrais, frutos do mar, carnes e ovos)

- Vitamina C (acerola, goiaba, morango, brócolis, laranja, mamão, abacaxi)

- Antocianinas (frutas vermelhas como açaí, framboesa, mirtilo, amora e morango)

- Spirulina, um tipo de alga utilizada como suplemento e potente antioxidante, rica em vitaminas e minerais.

- Glutamina, um suplemento em pó reparador da mucosa intestinal.

O intestino é a nossa barreira contra qualquer tipo de infecção, então priorize uma alimentação natural que irá contribuir para uma microbiota saudável. Inclua sementes, frutas, vegetais, proteínas, bons carboidratos e gorduras. Evite ao máximo alimentos industrializados. Atletas e praticantes de atividade física devem ter atenção com a intensidade e o volume do treino nesse período para não ficarem mais susceptíveis a infecção pelo vírus.

Cuidados simples e básicos que reforçam o sistema imunológico no combate ao COVID-19. Faça a sua parte!



Ana Flávia Kühn - Coluna Nutrição Funcional e Exercício

E-mail para contato Nutri_anaflavia2004012001381509@2004012001381068hotmail.com.