Conteúdo
Colunista: Ana Flávia Kühn
Publicação: 11/08/2020 16h02

Coluna Nutrição Esportiva - Por Ana Flávia Kühn

Emagrecimento não é um processo linear. Existem fases em que o paciente irá perder mais peso, outras nem tanto. Em outros momentos será importante um planejamento nutricional com mais energia. Para isso, a periodização da dieta é fundamental. Periodização nada mais é do que uma organização, pensando em um objetivo alcançável e realista. O que observo na grande maioria dos casos, cujo objetivo é perder peso e gordura, ou seja, emagrecer, é uma diminuição severa do consumo de calorias, feita de forma crônica.

É comum pensar que quanto menos comer melhor. Essa estratégia pode funcionar nas primeiras semanas, depois o processo fica estagnado. O sonho de todo paciente é perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo. Digo que é possível, porém por um período limitado, talvez 2 ou 3 meses. Depois será preciso definir um objetivo, determinar como será e por quanto tempo será feita a restrição energética, buscando baixar peso.

Em outros momentos será necessário aumentar o consumo de calorias, de forma a aumentar a massa muscular. Ainda no processo de emagrecimento são importantes estratégias que façam com que a perda de massa muscular seja mínima, de forma a garantir a melhor composição corporal possível para o momento. Nesse caso, como comentei no artigo anterior, a ingestão aumentada de proteínas faz parte da estratégia e deve ser bem orientada. Veja bem, para emagrecer você não precisa estar em restrição calórica o tempo todo.

 Em alguns momentos é preciso comer mais. De certa forma, isso parece aliviar o indivíduo que precisa perder peso, pois sabendo que ele não vai precisar fazer dieta restrita o tempo todo, a adesão ao processo será mais tranquila. Um superávit calórico vai deixar o paciente mais disposto para treinar, mais recuperado do treino, menos ansioso, além de favorecer a ingestão adequada de vitaminas e minerais, prejudicada em uma estratégia nutricional restrita. Pensando em tudo isso, o treino também deverá ser ajustado conforme cada fase da dieta. Com a periodização nutricional, o objetivo será atingido de forma cíclica, mas permanente. Boa semana e bons treinos!



Ana Flávia Kühn - Coluna Nutrição Funcional e Exercício

E-mail para contato Nutri_anaflavia2011290611281057@2011290611289743hotmail.com.