Conteúdo
Colunista: Wiliam Todt
Publicação: 04/05/2020 08h54

Coluna Preparação Física no Esporte - Por Wiliam Todt

Há muitas formas de manter os níveis de saúde física em dia, começando pela aceitação de uma rotina que nela estará inserida a prática regular de exercícios físicos. Gostando ou não, a movimentação frequente e planejada lhe trará benefícios de cura, tratamento e prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo, bem como o câncer, obesidade, entre outras. Ao longo dessa coluna quero tratar especificamente das duas doenças que são citadas acima.

Certo dia, escutei de uma aluna que exercício físico é anticâncer. Isso foi tão forte quanto a cura dela e as atitudes que transformaram a sua vida. Por ela, assim relatado, tudo que passou a fazer após a doença foi primordial no tratamento, na disposição física e saúde adquirida. O exercício físico deve ser acompanhado de bons hábitos alimentares, sono, controle do estresse e relacionamento social. Costumo dizer que é simples ler, imaginar, escrever bons hábitos, mas não tão fácil realizá-los.

ATÉ QUANDO IREMOS SUPORTAR MAUS COMPORTAMENTOS E HÁBITOS INADEQUADOS?

Essa é uma pergunta que devemos nos fazer, assim uma autoavaliação pode ser realizada.

A obesidade tem relação genética, mas sobretudo, comportamental. Não podemos apenas designar problemas de saúde relacionado a obesidade como sendo por efeito familiar/genético exclusivamente. Somos formados e influenciados no meio em que vivemos, nossas atitudes mais recentes tem origem no passado, então se queremos saúde, é necessário filtrar, procurar ajuda, agir e agir certo.

Sei que medicamentos farmacológicos tem a sua função, porém, o exercício físico pode sim, muitas vezes, prevenir, tratar e curar enfermidades.

A ORIENTAÇÃO FAZ A DIFERENÇA!





Wiliam Todt - Coluna Preparação Física nos Esportes

Wiliam Todt é formado em Educação Física (CREF 016970-G/SC) e preparador físico da WT Energy Treinamentos. E-mail para contato wiliam_todt2010011417251773@2010011417251094hotmail.com.