Conteúdo
Colunista: Wiliam Todt
Publicação: 15/06/2020 10h41

Coluna Preparação Física no Esporte: Por Wiliam Todt

Não é conveniente determinar o melhor, mas sim o que é seguro e que poderá tornar um hábito na rotina de pessoas que tem como objetivo o emagrecimento.

Perguntas como esta são frequentes no dia a dia das academias, afinal, quem não quer eliminar alguns quilos ou diminuir o percentual de gordura corporal?

Há um tempo atrás foi assunto de uma das colunas já publicadas aqui, na oportunidade eu salientava que o treinamento aeróbico te faz perder peso, de modo geral, ele te condiciona e até utiliza a gordura como fonte energética após os seus 15 minutos de duração. Os exercícios aeróbicos são caracterizados pela intensidade leve a moderada e com duração prolongada, geralmente acima dos 30 minutos. Eles podem estar na rotina de treinos e são ótimos quando a prioridade são treinos na rua, bem como caminhadas, corridas e ciclismo.

É NECESSÁRIO SABER...

NÃO é somente os exercícios com predominância aeróbica os únicos e principais redutores de gordura corporal. Treinos com sobrecarga, os de musculação, podem acelerar o processo de emagrecimento.

Associar quilos a menos com emagrecimento talvez seja um equívoco, até porque, emagrecer é diminuir gordura corporal. Embora, dígitos a menos na balança motiva e pode ser considerado um parâmetro, mas não o único.

COSTUMO DIZER QUE...

Para emagrecer não é necessário fazer exercícios físicos, apenas alimentar-se adequadamente, de preferência com um balanço energético negativo, “gastar mais e comer menos”.

Agora se queres acelerar esse processo, obter saúde e combater doenças, sem dúvidas, faça exercícios físicos, mantenha uma vida ativa.

Por fim, se tem como objetivo o emagrecimento, não deixe de treinar com sobrecarga, na sala de musculação ou fora dela, levantar peso é fundamental. Seja forte em primeiro lugar! 



Wiliam Todt - Coluna Preparação Física nos Esportes

Wiliam Todt é formado em Educação Física (CREF 016970-G/SC) e preparador físico da WT Energy Treinamentos. E-mail para contato wiliam_todt2007050819568187@2007050819567359hotmail.com.