Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 23/07/2019 18h04

O piloto brusquense Renato Pereira se tornou campeão brasileiro na prova de downhill no último fim de semana. A conquista ocorreu na cidade de Mairiporã, no interior de São Paulo. O título de Pereira veio na categoria master A1, com o tempo de 2min48s. Foi a segunda conquista do atleta, que já havia sido campeão também em 2014 na categoria Sub-30.

O atleta, que no ano passado estava na Elite, já fez a mudança de categoria com o objetivo de buscar o título da competição. “Não estava num ritmo de treino muito forte, mas fui para lá com pensamento positivo e sabendo do meu potencial”, destaca.

Ele comenta que mais de 1 mil atletas participaram considerando todas as categorias, num evento com grande estrutura e uma pista técnica, com trechos diversos, com muitos obstáculos, ocasionados, também, em virtude da própria deterioração da pista com o passar dos treinos.

“Já na classificação fiquei em segundo, atrás do Volkmar Berchtold, que é uma das feras do Brasil. Acabei três segundos atrás e sabia que seria muito difícil, porque fiz uma descida boa no qualify”, descreve. “Aí no sábado tivemos um dia de descanso e, no domingo, fizemos uma descida de treino antes da final. A pista estava totalmente degradada, não tive boa impressão e achei que todos os tempos iriam piorar. Mas fiz uma descida segura e tentei vir constante na parte final, imprimindo um ritmo mais forte. Consegui baixar de 2min52s para 2min48s, enquanto o Volkmar piorou seu tempo, fez em 2min50s”, comemora o atleta.

Pereira, que representa Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), dedica o título à família e também agradece ao apoio da Fundação Municipal de Esportes de Brusque. Ele é um dos atletas beneficiados por meio do Bolsa-Atleta. “Não posso deixar de mencionar também a empresa que trabalho, Rakia Soluções em Energia Solar”, salienta.

Além do piloto, outros brusquenses também se destacaram em São Paulo. Edson dos Santos foi vice-campeão na categoria master C1, enquanto João Augusto Hodecker acabou com a quarta colocação na categoria Juvenil. Já Flávio Hodecker foi o sexto na categoria B1.

Entre os atletas que representam Brusque nos Jogos Abertos, Bernardo Cruz finalizou com a medalha de bronze na categoria Elite, a principal da disputa, enquanto Wallace Miranda acabou com a quarta colocação.



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2002250544028895@2002250544028066esportesc.com.