Conteúdo
Repórter: Elizandro Cruz
Publicação: 22/04/2020 19h11
Atualização: 19h17

Em live transmitida na tarde dessa quarta-feira, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, ao lado do vice, Ari Vequi, e também do secretário da Saúde, Humberto Fornari, foram questionados sobre a avaliação do governo em virtude do retorno das academias.

Os estabelecimentos foram liberados a voltarem às atividades, com algumas restrições, a partir dessa quarta-feira (22). Inicialmente, os locais estavam previstos para reabertura somente após 31 de maio, o que revoltou profissionais do setor e fez com que um projeto de Lei fosse apresentado na Alesc tornando a atividade física como essencial em Santa Catarina.

Leia também
>>  Apesar de liberação, nem todas as academias abrem no primeiro dia de retorno às atividades

O projeto apresentado pelo deputado Fernando Krelling (MDB) teve 32 votos favoráveis. Na ocasião, apenas o deputado Paulo Eccel (PT), ex-prefeito de Brusque, votou contra.

Atual prefeito, Jonas Paegle comentou que é a favor da reabertura dos locais de prática esportiva, até mesmo em virtude da promoção à Saúde. “Não vejo problema, desde que seguidas todas as recomendações, principalmente em relação a limpeza dos equipamentos e isolamento”, diz.

Já o secretário da Saúde, Humberto Fornari, também não se opôs à volta das atividades nas academias, mas ressaltou que pretende solicitar ao executivo aumento do número de efetivo para fiscalização nesses locais, e também em outras atividades que voltaram a funcionar nessa quarta, como restaurantes, igrejas e templos religiosos. “Vamos cobrar para que, dentro das academias, se respeitem 15 minutos de intervalo entre uma turma e outra. Vamos investigar a fundo para que esses estabelecimentos, como também templos e igrejas, cumpram o decreto para não haver descontrole nos índices de pacientes contaminados”, comenta o secretário.


Veja abaixo algumas das exigências para as academias neste retorno de atividades

• Treinos somente com horários marcados

• Cada aluno deve utilizar máscara e levar a sua própria garrafa de água

As academias devem colocar cartazes orientativos sobre medidas de higienização

Disponibilizar alcool em gel para limpeza de mãos e aparelhos

• Cada aluno deve possuir a sua própria toalha.

• Fica proibido a utilização de celulares durante a prática dos treinos.

• Não é permitido tomar banho nos vestiários. 

• Se estiver com sintomas de gripe, febre e pertencer ao grupo de risco o aluno deve permanecer em casa.

ACOMPANHE
No EsporteSC TV Entrevista desta quinta-feira (23) acompanhe uma matéria especial sobre o retorno da prática de atividades físicas em Brusque. A reportagem especial vai ao a partir das 19h30, no Facebook do EsporteSC e também na TV Brusque, Canal 21.





Elizandro Cruz

E-mail para contato elizandro.cruz812005301908295626@2005301908294797hotmail.com.