Conteúdo
Repórter: Vanessa Fagundes
Publicação: 04/05/2020 12h02
Atualização: 05/05/2020 09h35

Em entrevista ao EsporteSC TV da última quinta-feira, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Deschamps, contou como a entidade está agindo diante da paralisação dos jogos em nível estadual e nacional.

Com a pandemia, competições que seriam realizadas no mês de março, como o início do Campeonato Brasileiro Adulto, foram prorrogadas. Conforme destaca Deschamps, a FCB está à espera de novas determinações para o retorno das atividades. Segundo ele, o cenário é de muitas precauções devido ao momento que o país atravessa.

Mesmo com uma possível volta, o retorno das atividades ainda é uma questão muito delicada. De acordo com o presidente, diferentes pontos ainda precisam ser acordados. “A gente lida com ginásios, crianças, ambientes fechados, viagens dentro de vans muitas vezes, alojamentos em colégios ou ginásios. Então, tudo é difícil para você fazer o nosso esporte acontecer sem que se tenha uma total segurança”. A situação financeira dos clubes de rendimento é outro fator que preocupa a federação.

Além da organização dos eventos que envolvem basquete no estado, a federação também apoia projetos sociais. Somente no último edital publicado pela entidade, 20 projetos foram selecionados para receber recursos da federação através da criação da FCB Social. Porém, com a pausa das atividades, as iniciativas foram paralisadas e o apoio está acontecendo de forma variada. “Estamos dando todo o suporte e apoio nesse momento, mesmo que a distância ou virtualmente”.

Em relação ao futuro das competições, Deschamps conta que a federação já dispõe de novas alternativas, entretanto as ações dependem das liberações governamentais. De acordo com o presidente, a decisão final será após o fim da pandemia, uma vez que a situação futura ainda é desconhecida. “Infelizmente, estamos de mãos amarradas até que a gente possa começar a entender o que está acontecendo e ter uma data certa para o retorno das competições”, finaliza.



Vanessa Fagundes

E-mail para contato vfagundes522010270447413453@2010270447412625gmail.com.