Home Basquete Projeto de Basquete da Federação Catarinense beneficia mais de 1800 crianças no estado

Projeto de Basquete da Federação Catarinense beneficia mais de 1800 crianças no estado

O projeto Basquete para o Amanhã foi lançado na Arena Brusque. Comandantes de mais de 94 equipes se reuniram para receber material esportivo e ajuda financeira neste sábado (2). Essa é uma iniciativa da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e da Trimania, principal apoiadora do basquete em Santa Catarina.

por Sidney Silva
0

 O projeto Basquete para o Amanhã foi lançado na Arena Brusque. Comandantes de 94 equipes se reuniram para receber material esportivo e ajuda financeira neste sábado (2).  Essa é uma iniciativa da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e da Trimania, principal apoiadora do basquete em Santa Catarina.

O Basquete para o Amanhã substitui os núcleos implantados no estado desde 2011. As equipes beneficiadas pelo projeto são das categorias sub-12 e 13, tanto masculino quanto feminino. Crianças a partir de oito anos já podem ingressar nos times. São 32 clubes afiliados, de seis ligas diferentes, totalizando 1840 crianças e 680 jogos. A FCB forneceu 46 kits de material esportivo, cada um contém: duas tabelas de basquete, dois jogos de coletes com 24 peças, uma caixa de bolas, uma revista com eventos passados e um kit de suplemento alimentar.

Além disso, a FCB bancará todas as despesas com arbitragem, registro de atletas e dará um subsídio de R$1000 para os treinadores. “Desconheço outro projeto de basquete deste tamanho no Brasil”, afirma o presidente da Federação, Oscar Archer. O vereador de Brusque, Alessandro André Moreira Simas declarou que a Prefeitura será parceira da FCB em tudo o que estiver ao alcance da entidade. “Não podemos deixar de investir no esporte. São projetos como esse que nos fazem ver que não podemos desistir”, elogia o parlamentar.

O presidente da FCB calcula que em cinco anos muitos atletas atendidos pelo projeto estarão ingressando no basquete profissional. “Esse é um projeto avançado para crianças já iniciadas no basquete. A ideia desenvolver o jogo, o conjunto”, explica Archer. Os treinos do Basquete para o Amanhã – Trimania/FCB serão realizados três vezes por semana para cada turma, com duração de duas horas.

Importância do projeto para Brusque

Em Brusque, serão cerca de 80 jovens beneficiados pela ação. Ao todo, 40 meninas no Bandeirante e 40 meninos na AD Brusque/FME, coordenada por José Eurico Frota de Oliveira, o Zurico. Cada equipe recebeu um kit completo da FCB além dos benefícios financeiros disponibilizados pela Federação.

Zurico elogia o Basquete para o Amanhã e comenta os planos de Brusque. “Nosso objetivo com o projeto é cada vez mais absorver esses jovens da base para que venha a crescer o nosso número de atletas no futuro”.