Home Esportes Radicais Quarta etapa da Copa Brusque de Kart acontece neste final de semana

Quarta etapa da Copa Brusque de Kart acontece neste final de semana

A cada evento, a Copa Brusque de Kart vem quebrando marcas. Neste final de semana irá acontecer a quarta etapa da competição e a expectativa é de mais uma quebra de recorde. Na duas últimas edições isso já aconteceu com respectivamente 49 e 60 pilotos. Desta vez a organização espera pelo menos 65 competidores correndo no kartódromo municipal.

por Sidney Silva
0

 A cada evento a Copa Brusque de Kart vem quebrando marcas. Neste final de semana irá acontecer a quarta etapa da competição e a expectativa é de mais uma quebra de recorde. Na duas últimas edições isso já aconteceu com respectivamente 49 e 60 pilotos. Desta vez a organização espera pelo menos 65 competidores correndo no kartódromo municipal.

O presidente do Automóvel Kart Clube de Brusque (AKCB), Aknaton Camargo, destaca que até ano passado a média de pilotos por etapa era de apenas 22 e, em 2016, subiu para 43 e vai aumentar após este final de semana. “O Citadino de Kart, como era chamado até ano passado, não era tão conhecido. Mudamos o nome para Copa Brusque de Kart como uma das ações para fazer o evento crescer em participantes e ganhar relevância. Funcionou”.

Além de pilotos do Paraná e do Rio Grande do Sul, o evento reúne competidores de diversas cidades de Santa Catarina como: Araquari, Indaial, Gaspar, Balneário Camboriú, Brusque, Blumenau, Palhoça, Forquilinha, Florianópolis, Joinville, Garopaba, Urussanga, Tubarão, Siderópolis e Morro da Fumaça. “Acredito que nesta quarta etapa 22 pilotos serão de Brusque, o restante vem de fora”, calcula o presidente. A categoria Cadete é a que terá o maior grid, 12 competidores. “Esta é a categoria para crianças e este número elevado nos deixa muito feliz. Crianças são a continuidade do esporte”.

A entrada para o evento é franca e conta com food truck. No sábado de manhã e a tarde acontecem os treinos. “Cada piloto terá a oportunidade de fazer seis sessões de treino. Nós dividimos por categoria para um kart de motor mais fraco não atrapalhar o mais potente”, explica Camargo. No domingo durante a manhã ocorrem mais treinos e às 13h começam as baterias. Cada piloto corre duas baterias e a soma dos pontos define a classificação final da etapa.

Situação do Campeonato

Cada etapa é extremamente importante, pois quem correr todas elas ganha 11 pontos de bonificação. “A maioria das categorias termina com no máximo 10 pontos de diferença entre primeiro e segundo lugar, então isto deve definir títulos. Fizemos este regulamento com o objetivo de incentivar os pilotos a comparecerem em todas as provas”, revela o presidente.

Camargo considera o evento deste final de semana crucial para a definição dos campeões. “Com certeza esta etapa vai afunilar a disputa e definir quem chega à última corrida brigando pela taça”. Das nove categorias, apenas uma delas pode ter um campeão antecipado, é a Fireball, com o gasparense João de Souza. “Na verdade, caso aconteça a combinação de resultados necessária, ele ainda precisará entrar na pista na última etapa. Mesmo que fique em último lugar, só para ganhar os 11 pontos de bonificação que o garantiriam o título”.

Souza ganhou cinco das seis baterias anteriores na Fireball e acabou como vencedor das três etapas de 2016. O piloto de 59 anos começou a andar de kart em 2012, um ano depois entrou na competição e, desde sua primeira disputa, foi imbatível. “Em 2013 e 14 fui campeão na categoria F400. No ano passado só houve uma etapa na categoria e eu ganhei, depois não houve mais grid. Então, neste ano vim para a Fireball”, conta o piloto.

O gasparense treina sempre nos quatro sábados anteriores ao evento para se preparar para a prova. “A pista estava ocupada recentemente e para este final de semana tive que treinar uma vez a menos. Mas a minha expectativa para a corrida é boa”.

Confira os três melhores das principais categorias

Tag

1º Cristian José Oliari (Brusque) – 63 PTs
2º Rogério Nicolodi (Gaspar) – 54
3 º João Paulo Júnior (São João Batista) – 42

Super Cadete

1º Willian Rampinelli (Forquilinha) – 74 PTs
2º Enzo Darela (Laguna) – 52
3º Bernardo Athayde (Blumenau) – 49

Fireball

1º João de Souza (Gaspar) – 69 PTs
2º Rodrigo Medeiros (Brusque) – 51
3º Luiz Mário Heck (Brusque) – 45

Categoria 125

1º Lucas Vechi (Brusque) – 62 PTs
2º Dado Szpoganicz (Brusque) – 54
3º Carlos Henrique Bernardi (Brusque) – 46