Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 31/07/2017 16h19

O Sul do Brasil foi movimentado no último final de semana para os amantes do rally de regularidade. No Paraná aconteceu a 3º etapa do Campeonato Paranaense de Rally Regularidade 4x4 na cidade de Telêmaco Borba. Já em Santa Catarina foram realizadas as 7ª e 8ª etapas da Copa Scherer 4x4 Carbon Free e a 5ª Trilha da Amizade da cidade de Luzerna. A equipe REIKO/Trilha SC conquistou o primeiro e segundo lugares da categoria Master no Rally PR e ficou no topo do pódio na Categoria A (Graduados) da Copa Scherer. A equipe também lidera a classificação geral nas categorias que disputa nas duas competições. 

No Rally PR, o piloto Leandro Moor, o Ximura, de Apucarana-PR, e o navegador Cláudio Flores, o Bilu, de Itajaí, venceram a prova de Telêmaco Borba pela categoria Master. A etapa é intitulada de Rally do Papel devido à cidade ser conhecida como a capital do papel do Paraná. “Foi uma prova rápida em meio a reflorestamento, com vários laços e muita lama em vários pontos do percurso. O que mais apimentou a prova sem dúvida foi a chegada da noite, quando foi escurecendo a dificuldade aumentou. O percurso foi excelente, bem técnico para navegador e emocionante para o piloto”, comenta Ximura.

Na segunda colocação, também representando a REIKO/Trilha SC, marcaram presença os atuais líderes da competição estadual, o piloto Flávio Roberto Kath, de Blumenau-SC, e o navegador Rafain Walendowski, de Brusque-SC. “A prova foi bem diferente do que estamos acostumados. Tivemos a largada no final da tarde, com o sol baixo atrapalhando, e quando anoiteceu a dificuldade aumentou. Luzes de led foram ligadas, mas muitas vezes a lama acabava diminuindo a visão dos pilotos e navegadores. Com isso tudo a prova ficou ainda mais gostosa. Esperamos continuar andando entre os primeiros e nos tornarmos campeões dessa competição”, acredita Rafain. 

Já em Santa Catarina a dupla formada pelo piloto Gustavo Schmidt, de São José-SC, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí-RS, venceram a prova de Luzerna da Copa Scherer pela Categoria A. “Foram três horas de uma prova intensa em um terreno bem acidentado. Usamos pneus menos agressivos, o que é uma nova tendência nas competições, e tivemos uma primeira etapa mais difícil. Com o terreno úmido e liso, andamos algumas vezes em duas rodas e de lado, mas a precisão do piloto foi ótima. Isso também deixou o trabalho do navegador ainda difícil para ajustar as medidas”, comenta o navegador.

Os dois lideram a competição após terem vencidos as três provas que disputaram neste ano. A dupla não competiu na etapa de Videira devido a outras competições do calendário, mas mesmo assim com a soma dos resultados gerais se mantém em primeiro lugar na classificação geral. “A Copa Scherer vem crescendo bastante e mostrando que veio para ficar, foram 40 carros no grid, famílias presentes, muita gente envolvida, uma área de camping fantástica. É uma competição que dá gosto de andar porque representa muito do tamanho do nosso esporte, da família off-road”, registra Tiago.

Além do Rally PR e da Copa Scherer, a REIKO/Trilha SC participa de diversas outras competições em 2017, mas em agosto se prepara especialmente para a 25ª edição do Rally dos Sertões, que acontece entre os dias 19 e 26 de agosto. A equipe estará representada na competição com cinco carros no total, entre eles a dupla atual campeã do Rally dos Sertões pela categoria Graduados, o piloto Oscar Schmidt e o navegador Gustavo Schmidt. Os dois, que são pai e filho, sobem de categoria neste ano e enfrentam o desafio dos Sertões pela categoria Master.



Redação

E-mail para contato contato1911141005529927@1911141005529098esportesc.com.