Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 19/10/2020 22h18
Atualização: 22h37

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) realizou uma reunião em Brusque, nesta segunda-feira (19, para discutir todos os detalhes para a realização do Campeonato Catarinense de Basquetebol Adulto – Masculino e Feminino. A competição será realizada em Brusque, de 4 a 8 de novembro.

Na oportunidade, a FCB alinhou os protocolos de segurança que serão adotados nas partidas para que a competição ocorra com a maior segurança possível, garantindo a integridade de atletas, dirigentes e de todos os demais personagens envolvidos nas partidas.

Conforme destaca o presidente da FCB, Fábio Deschamps, tudo foi pensado com muita calma e cautela para que o evento tenha a maior segurança possível. Além de atender todos os protocolos municipais e estaduais, a FCB adotará protocolos próprios para garantir a integridade dos participantes.

Ficou definido na reunião que todos os atletas serão testados antes da competição. Além disso, todos ainda devem apresentar a carteirinha de vacinação contra a gripe em dia. Os atletas também não poderão se trocar ou utilizar os vestiários. Também só poderão adentrar ao ginásio minutos antes das partidas, e não poderão permanecerem nas arquibancadas após os jogos. Todos os locais serão devidamente higienizados, com uma equipe contratada somente para realização desse serviço. A FCB só permitirá em quadra pessoas diretamente envolvidas com o jogo, como árbitros e jogadores, sendo vedada a presença de dirigentes, convidados e imprensa, que terá um espaço próprio, na arquibancada, para cobertura do evento, mediante cadastro prévio com a assessoria de imprensa da FCB. “Estamos voltando com a maior responsabilidade possível. Era cômodo para a federação não fazer nada esse ano, mas novamente assumimos nosso papel com muita consciência de nossa responsabilidade, com atletas e dirigentes, para garantir que a competição seja realidade de forma segura”, destaca Deschamps.

Veja abaixo os principais critérios de segurança adotados pela FCB 


- Todos os jogos serão realizados sem torcida;

- Todos os atletas serão testados antes da competição e devem apresentar a carteirinha de vacinação contra a gripe em dia; 

- Todas as pessoas envolvidas com o jogo, de forma direta ou indireta, deverão usar máscara e terão a temperatura aferida por um profissional de enfermagem antes de adentrarem à Arena;

- Imprensa e dirigentes (limitados a 5 por equipe) ficarão separados de atletas num espaço próprio, nas arquibancadas, sem acesso à quadra;

- Os jogadores só poderão acessar ao ginásio meia-hora antes da partida;

- Ao fim de cada jogo, atletas e delegações não poderão permanecerem na Arena acompanhando as demais partidas;

- A Arena Brusque será higienizada a cada partida, isso inclui toda a estrutura, como piso, bolas, cadeiras de atletas em quadra, entre outros;

- Na entrada do ginásio haverá, ainda, um tapete para higienização, com água sanitária;

- Os vestiários só poderão ser utilizados em caso de necessidades fisiológicas, e serão imediatamente higienizados após o uso;

- Os jogadores não poderão tomar banho e/ou se trocarem no vestiário;

- Cada atleta deverá ter sua garrafa individual para água;

- A FCB disponibilizará álcool em gel para jogadores e comissão técnica em locais específicos da Arena, em especial dentro da quadra;

- Durante a partida, todos os jogadores que estiverem no banco de reservas deverão ser separados com espaço de 1,5 metros e obrigatoriamente precisam utilizar máscaras.

Sobre o evento

Este ano, o Estadual será disputado por 10 times: 6 masculinos e 4 femininos. Neste último naipe, o campeonato será realizado no estilo quadrangular, no formato todos contra todos. Ao fim, a equipe que somar mais pontos será declarada campeã. Participam da competição: Basquete Feminino Blumenau, Basket São José, Sociedade Ginástica de Joinville e Clube Concórdia (Porto União).

No masculino, os clubes foram divididos em duas chaves. No grupo A duelam Brusque, Blumenau e Videira. Já no B jogam Blackstar Joinville, Basket São José e ABLUJHE Basquete, de Joaçaba.

Nesta fase os times jogam entre si, dentro do grupo, classificando-se os dois melhores de cada chave ao final four da competição (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA). Os vencedores fazem a final, enquanto os derrotados disputam o terceiro e quarto lugar.

A abertura dos jogos do naipe masculino será em 4 de novembro, uma quarta-feira, com os duelos entre Blackstar e São José, que jogam às 18h30 pelo grupo A, e o grande clássico entre Brusque Basquete e Apab/Blumenau, que já se enfrentam na primeira rodada da competição. A partida está marcada para as 20h30.

Já na quinta-feira (5) ocorrem as primeiras disputas do naipe feminino, que terão duração de três dias, até 7 de novembro. As finais do masculino serão realizadas no domingo (8).

1ª Fase – Todos contra todos dentro do grupo (classificam-se os dois primeiros)
Chave A
Brusque / FME / Aradefe / Trimania (Brusque)
Apab Blumenau (Blumenau)
Aviba (Videira)


Chave B
Blackstar / Unisociesc / Trimania / Hapvida (Joinville)
Basket São José (São José)
ABLUJHE Basquete (Joaçaba)


2ª Fase – Final Four do Campeonato Estadual (vencedores de cada duelo fazem a final)

Chave C
1º Grupo A x 2º Grupo B

Chave D
1º Grupo B x 2º Grupo A



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2011241022472939@2011241022472111esportesc.com.