Conteúdo
Repórter: Sidney Silva
Publicação: 21/04/2016 14h33
Atualização: 15h40

Com os finalistas e rebaixados já definidos, a última rodada do Campeonato Catarinense terá a disputa da última vaga restante na Copa do Brasil como grande atrativo da competição. Três equipes lutam pela vaga, sendo que apenas uma delas já está garantida, indiferente do que ocorra no fim de semana.

Esse time é o Figueirense que será o protagonista do fato de Santa Catarina ter ou não mais uma vaga na competição nacional. Se perder ou empatar seu jogo com o Metropolitano, faz com que o próprio rival de Blumenau tenha chances, dependendo de um tropeço do Brusque contra o Joinville fora de casa.

No caso de vitória do Metrô, o Brusque precisa vencer o JEC para abocanhar a quarta vaga catarinense via estadual. Caso contrário, é o arquirrival quem comemora. 

Se Figueirense e Metropolitano empatarem, o Brusque continua precisando de um triunfo no norte do estado. Agora, se for o alvinegro o vencedor, Brusque e Metropolitano estão fora da Copa do Brasil, a não ser que o Bruscão tire uma improvável diferença de gols.

Esse cenário ocorre porque o clube da capital chega a 26 pontos, deixa o Metropolitano com 22, com o Brusque podendo chegar aos mesmos 26 pontos do Figueira, mas com saldo inferior de cinco gols (2 e -3).

Neste caso, o Figueirense se junta a Chapecoense, Joinville e Criciúma e se classifica à Copa do Brasil via campeonato estadual (quatro vagas), sendo que o Avaí entra pelo ranking da CBF, totalizando cinco vagas para Santa Catarina no total.

Agora se o alvinegro ficar fora do grupo dos quatro primeiros colocados, assim como o Avaí se junta aos quatro primeiros melhores em virtude do ranking da CBF, garantindo mais uma vaga para um dos considerados “pequenos”, Brusque ou Metropolitano. 

Veja abaixo o cenário de cada equipe

4º colocado - Figueirense – 23 pontos e 2 de saldo (Pega o Metropolitano)

Vitória – Se classifica via estadual, desde que o Brusque não tire cinco gols de saldo. Desta forma, tira dos “pequenos” a chance de disputar a Copa do Brasil

Empate – Precisa que o Brusque também empate para manter a quarta colocação e entrar via ranking estadual. Da mesma forma, elimina a chance dos pequenos no certame nacional

Derrota – Perde a posição para o Metropolitano e eventualmente até para o Brusque, mas se classifica da mesma forma junto com um dos “pequenos” em razão de estar entre os 30 melhores no ranking da CBF.

5º colocado – Brusque – 23 pontos e -3 de saldo (Pega o Joinville)

Vitória – Se classifica desde que o Figueira não vença o Metropolitano ou tire cinco gols de saldo caso isso ocorra

Empate – Fica sem chances de ficar entre os quatro e dá adeus às chances de Copa do Brasil em razão do confronto direto entre Figueirense e Metropolitano

Derrota - Eliminado. Se mantém atrás do Figueirense e pode perder a vaga para o Metropolitano

6º colocado – Metropolitano – 22 pontos e -7 de saldo (Pega o Figueirense)

Vitória – Se vencer o alvinegro, depende que o Brusque tropece diante do JEC para ficar com a vaga

Empate – Eliminado, indiferente do que aconteça no norte do estado, pois se mantém atrás do Figueirense

Derrota – Eliminado, pois se mantém atrás de Figueirense e Brusque

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DA COMPETIÇÃO



Sidney Silva

E-mail para contato redacao2009171838021000@2009171838029174esportesc.com.