Conteúdo
Repórter: Redação
Publicação: 19/11/2019 15h42
Atualização: 15h56

Após o sucesso em 2019, o Campeonato Brasileiro de Basquete Adulto terá a sua segunda edição em 2020 com recorde de equipes. Desta vez, 14 times de diversas partes do país vão lutar pelo título da competição. No ano passado, participaram oito agremiações. Ou seja, o campeonato terá praticamente o dobro de representantes.

Participam equipes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Neste ano, Santa Catarina foi representada pelo Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania e pelo Blackstar Joinville. Somam-se aos clubes em 2020 o Basquete Joinville, vice-campeão estadual e o atual campeão Apab/Blumenau, numa disputa que promete. Todos os times catarinenses vão competir o nacional com apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e da Trimania.

Modelo de disputa

Conforme a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o torneio terá 14 times, de seis estados, divididos em duas conferências, a "Verde" e "Amarela", com confrontos em turno e returno. A bola sobe em fevereiro de 2020 e o campeão será definido em formato de Final Four, aumentando a emoção com três rodadas decisivas para que seja conhecido o novo campeão brasileiro.

Conforme comenta o presidente da CBB, Guy Peixoto, o objetivo do campeonato é aumentar o número de equipes jogando basquete profissional no Brasil. “Começamos um resgate do basquete brasileiro. E a ideia é aumentar o número de equipes jogando basquete no adulto. Nos próximos anos, nosso objetivo é chegar a 40 equipes, para que mais jovens possam ter a oportunidade de seguir a carreira, ganhar uma chance no profissional e também para que possamos revelar cada vez mais jogadores para a nossa seleção”, ressalta.

Além de Brusque, Blumenau, Joinville e Blackstar, estão confirmados: São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá e Campo Mourão, do Paraná; Liga Sorocabana, Osasco e Pinheiros, de São Paulo; Cerrado Basquete, de Brasília; Anápolis, de Goiás; e Praia Clube, de Minas Gerais.

Na primeira fase, as equipes vão se enfrentar em duelos de turno e returno, dentro das próprias conferências. Os dois melhores de cada uma avançam direto para as quartas de final. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados em cada conferência vão se enfrentar em um duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências para definir assim os outros quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o quarto e quinto, já os segundos colocados pegam quem triunfar do jogo entre terceiro e sexto lugar. Para aumentar a emoção, os quatro semifinalistas vão se enfrentar no formato de Final Four para definir o campeão brasileiro.

Nas próximas semanas, o departamento técnico da CBB vai divulgar a tabela detalhada do torneio e também as datas das quartas de final, dos duelos eliminatórios e do Final Four do Campeonato Brasileiro. Os diretores do campeonato são Ely Toscano e Oscar Archer. Alex Oliveira é o gerente técnico da Confederação Brasileira de Basketball.

Veja os times participantes

Conferência Verde
Basket Osasco (SP)
Basquete Anapolina (GO)
Basquete Blumenau (SC)
Brusque/FME/Aradefe/Trimania (SC)
Cerrado Basquete (DF)
São José dos Pinhais (PR)
NBPG/CCR Rodo Norte/UNISECAL Ponta Grossa (PR)



Conferência Amarela
ADRM/Maringá (PR)
Basquete Joinville (SC)
Blackstar Basquete (SC)
Esporte Clube Pinheiros (SP)
LSB/FLEX/PMS (SP)
Praia Clube/Colégio Gabarito (MG)
Viptech Campo Mourão Basquete (PR)




Redação

E-mail para contato contato2002271509193432@2002271509192603esportesc.com.