Home Colunas Saúde na gestação: As suas escolhas são determinantes para a saúde do bebê

Saúde na gestação: As suas escolhas são determinantes para a saúde do bebê

Compreender que agora são pelo menos mais uma vida sendo gerada no ventre, e isso faz com que a futura mamãe pense não só nela, mas na saúde do bebê que está por vir.

por Wiliam Todt
0

Coluna: Wiliam Todt|Preparação Física no Esporte 


O meio em que a gestante convive pode influenciar diretamente na saúde futura do bebê, os seus comportamentos são determinantes para que o trabalho de parto seja adequado.

Mas e aí, qual o melhor caminho para isso?

Compreender que agora são pelo menos mais uma vida sendo gerada no ventre, e isso faz com que a futura mamãe pense não só nela, mas na saúde do bebê que está por vir.

Se alimentar com qualidade é necessário, pois pode controlar o peso da mamãe e também da criança ao nascer. Quando não há um cuidado na qualidade das refeições o bebê pode nascer macrossômico, isto é, pesando mais que 4 quilos.
Isso pode acarretar numa condição de sobrepeso ou obesidade futura caso não controlado o ganho anormal de peso do bebê.

O excesso de ansiedade e agitação diária não é positivo para o estado em que a gestante se encontra, uma vez que tudo isso é levado também ao bebê em forma de sentimentos. Então procure diminuir o ritmo de tarefas e disponibilize algum tempo do dia pra você relaxar, de preferência sem a presença de outras pessoas.

Como já citado em outra coluna, aqui no Esporte SC (Leia aqui), o exercício físico tem papel fundamental na promoção da saúde da gestante e bebê. Existem aqueles que podem ser restringidos pela segurança e ou baixa condição física antes da gravidez. De modo geral, o que não é interessante é viver uma gestação inativa, a não ser que haja restrição médica.

Por fim, neste período procure perceber se há alterações significativas na pressão arterial, acompanhe o índice glicêmico e beba água com frequência.

Compre saúde ganhe vida!