Conteúdo
Colunista: Ana Flávia Kühn
Publicação: 10/09/2020 19h35

Coluna Nutrição Esportiva e do Exercício - Por Ana Flávia Kühn

Insônia, dormir poucas horas ou não dormir profundamente são situações que impedem a recuperação das células e em longo prazo podem trazer complicações sérias para a saúde, além da falta de disposição e concentração nas atividades cotidianas. Estudos sugerem que dormir mal aumenta o desejo por alimentos com alto teor de açúcar e carboidratos, além de causar alterações hormonais que favorecem a perda de massa magra e o acúmulo de gordura. O contrário também é verdadeiro, e a alimentação é uma das causas de uma noite de sono mal dormida. Existem algumas recomendações nutricionais que favorecem a melhora da qualidade do sono:

- Faça refeições menos calóricas antes de dormir e procure comer pelo menos 3 horas antes de deitar. Se você deita às 23 horas, alimente-se às 20 horas.

- Para essa refeição priorize alimentos ricos em triptofano (salmão, queijo branco, leite e derivados com pouca gordura, grão de bico, abacate); vitaminas do complexo B (frutas, raízes e tubérculos, cereais integrais, verduras, carnes, ovos e peixes); vitamina C (frutas cítricas, acelga, pimentão); magnésio (arroz integral, sementes, abacate, banana, castanha de caju, espinafre, chia); zinco (oleaginosas, ovo, leite e derivados, frango, carne); cereais integrais (chia e linhaça, aveia, pão integral, arroz integral, amaranto e quinoa)

- Evitar alimentos estimulantes como chocolate, café, chá verde, chá preto, chá mate, energéticos e guaraná.

- Chás com efeito calmante são indicados para melhorar a qualidade do sono. Camomila, passiflora, melissa, mulungu são boas opções.

- Frutas como o maracujá e o kiwi são boas opções para a ceia.

- A higiene do sono também inclui diminuir o uso de aparelhos eletrônicos. Televisão e celular devem ser evitados pelo menos 1 hora antes do horário de deitar. Fazer exercícios físicos, ler e criar uma rotina de dormir e acordar no mesmo horário ajudam o organismo a criar uma rotina e dormir melhor.

Uma boa noite de sono fará com que o dia seja mais positivo e produtivo! Durma bem!



Ana Flávia Kühn - Coluna Nutrição Funcional e Exercício

E-mail para contato Nutri_anaflavia2012030745262998@2012030745262170hotmail.com.