Home Bicicross Talento de Victor Hugo Kurtz fortalece o esporte de São João Batista

Talento de Victor Hugo Kurtz fortalece o esporte de São João Batista

Nascido em Brusque e hoje morador de São João Batista, a história de Kurtz com o esporte começou quando o atleta tinha apenas sete anos. Ainda na cidade brusquense, se encantou logo nos primeiros contatos com a modalidade. Desde então, o atleta não parou mais de colecionar títulos. O principal deles veio na temporada de 2014, quando o jovem batistense se consagrou campeão pan-americano de bicicross no Peru.

por Sidney Silva
0

A trajetória de Victor Hugo Kurtz no bicicross ainda é pequena, tem apenas oito anos, mas o currículo já é de gente grande. Esse atleta de São João Batista é hoje, entre os pilotos da nova geração, um dos principais fenômenos da modalidade em nível nacional.

Veja galeria de fotos do atleta

Nascido em Brusque e hoje morador da cidade batistense, a história de Kurtz com o esporte começou quando o atleta tinha apenas sete anos. Ainda na cidade brusquense, se encantou logo nos primeiros contatos com a modalidade. “Em Brusque havia uma pista de bicicross e sempre quando eu passava por ela ficava encantado com aquilo. Com os pulos, com as divididas de curva, com tudo, com o esporte em si”, diz ele. “Aí, minha mãe um dia me trouxe para eu ver uma corrida-treino e fiquei impressionado com o que vi. Era novinho, tinha sete anos e me apaixonei por aquilo. Quando andei pela primeira vez eu subia as rampas, ia e voltava, começava a chorar, mas aí depois pegava e ia de novo”, conta ele.

A mãe do atleta, Viviane Kurtz, talvez não imaginasse que naquele momento estava despertando a paixão do atleta pelo esporte. “Hoje, o bicicross para mim é tudo. Ao acordar já penso na bike, em ver na planilha qual é o treino, as horas de descanso. Tudo é baseado na bike, em relação a bike, para cada dia eu poder evoluir. A bike para mim é tudo”, diz.

Mais do que a paixão pela bike, Viviane despertou um talento em potencial do esporte. Desde as primeiras disputas, o atleta não parou mais de colecionar títulos. O principal deles veio na temporada de 2014, quando Kurtz se consagrou campeão pan-americano de bicicross no Peru. “Lá, tinha também a Copa Del Pacífico, onde conquistei o terceiro lugar. Tinha caído e não estava me sentindo muito bem. Mesmo assim consegui tirar o terceiro lugar”, diz.

Mas não são somente estes resultados de Victor Hugo Kurtz que impressionam. Hoje, com 15 anos, o atleta é atualmente hexacampeão brasileiro de bicicross em sua categoria, bicampeão Paulista, cinco vezes campeão Catarinense, campeão da Copa do Brasil e campeão do ranking nacional, conquistas que parecem incontáveis. “Acho que é isso aí”, diz, ao puxar pela memória todos os resultados.

No ano passado, o atleta batistense disputou o mundial da categoria na Bélgica. Chegou a brigar pela ponta nas baterias classificatórias, mas uma queda o deixou pelo caminho. “Estava confiante, andando muito bem, mas infelizmente na terceira classificatória, onde eu vinha em segundo lugar, acabei caindo. Fui fazer uma passagem muito rápida e houve essa queda. Minha competição acabou ali”, comenta, já projetando um resultado diferente nesta temporada. “Este ano estou indo de novo, se Deus quiser, e quero tentar uma final do mundial que é uma coisa muito difícil hoje em dia”.